A “Agenda de Futuro para a Arquitetura e Urbanismo” reúne eixos, diretrizes e ações que poderão nortear a atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP frente aos profissionais e à sociedade nos próximos dez anos.
Entre estes objetivos estão a difusão da Arquitetura e Urbanismo, a valorização profissional e a promoção de direitos (saiba mais abaixo).
Esta “Agenda” é resultado de um esforço coletivo da gestão 2021-2023 do Conselho, considerando seu papel institucional e dentro de um processo contínuo e abrangente de desenvolvimento e aperfeiçoamento da Arquitetura e Urbanismo.
Procurou-se compreender o papel do CAU/SP junto aos profissionais e à sociedade por meio de uma análise documental, e também através de entrevistas com representantes das entidades de Arquitetura e Urbanismo que contribuíram para a constituição e construção organizacional desta autarquia.
Por fim, entre os meses de agosto e novembro, foram feitas ações e oficinas com os conselheiros e conselheiras do CAU/SP para a definição dos eixos, diretrizes e ações:
- Os Eixos caracterizam as principais linhas de atuação do CAU/SP junto ao seu público;
- As Diretrizes, por sua vez, formam premissas e elementos orientadores a serem considerados internamente a cada Eixo, para que constituam referências e promovam a concertação dos esforços;
- Por fim, as Ações são os elementos constituintes dos eixos, pertencentes a um conjunto que, de forma agregada, é orientado e deve assegurar o cumprimento de uma diretriz específica.
As diretrizes e ações que compõe esta Agenda estão agrupadas em seis eixos, relacionados entre si:
- Articulação Institucional;
- Difusão da Arquitetura e Urbanismo junto à Sociedade;
- Valorização Profissional;
- Qualificação do Exercício Profissional;
- Fiscalização e Ética Profissional;
- Promoção de Direitos.
A “Agenda de Futuro para a Arquitetura e Urbanismo” está disponível para os(as) profissionais de Arquitetura e Urbanismo bem como quaisquer cidadãos(ãs) interessados(as):